quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

USANDO APRESENTAÇÕES EM SALA DE AULA

       Já que tudo na vida sofreu mudanças tecnológicas, por que é que na maioria das salas de aula utiliza-se um quadro negro e um giz branco todos os dias? Chegou a hora da mudança? Creio que sim. Nem que seja aos poucos, mas, o professor deve utilizar de novos recursos em suas aulas, como por exemplo, a apresentação de slides, este torna a aula menos monótona, quebra a rotina, se torna um atrativo para os alunos e ao mesmo tempo um rico instrumento de aprendizado.
       Ítens recomendados para uma boa apresentação:
  • fundo claro, fonte escura;
  • tamanho da fonte: grande (+ 24);
  • apenas um assunto por slide;
  • figuras humorísticas agradam a todos;
  • durante a apresentação, interaja com os alunos;
  • não use um número excessivo de slides, sendo a média de 10 slides por apresentação;
  • use com moderação, não deixe virar rotina.

LIVROS NA INTERNET

       Sabe-se que, quem tem internet, tem uma ampla biblioteca virtual. Mas, como tudo na vida tem seu lado positivo e negativo, devemos ter cautela tanto ao publicar um livro como ao utilizar livros dos mais diversos autores.
       Os autores podem sofrer plágios de suas obras, coisa difícil de se evitar. Por outro lado para os internautas, a publicação de livros na internet facilitou muito sua vida, no meu caso por exemplo que estou sempre prestando concursos, já achei muita coisa útil e de fácil acesso, precisando comprar apenas o mínimo.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLOGO!

Olá, sejam bem vindos ao meu blog, meu nome é Bruna leciono numa sala de 3º ano e sinceramente...resolvi fazer o curso PROINFO para não ficar para trás, já que todos os meus colegas de trabalho o fariam.
Porém estou gostando e aprendendo muita coisa, blog mesmo eu jamais imeginei que teria um e agora aqui estou.
Dificuldaes? Quem é que não tem? Mas com o tempo todas são superadas. Mas além das dificuldades "técnicas", a minha maior dificuldade, por incrivel que pareça é ter acesso a internet pois eu não tenho em casa : (..........verdade eu sei que estou atrasada, mas, logo terei. rsrsrs. Bom, e é pelo fato de não ter internet em casa que meu blog não está com todas as tarefas postadas, não dá tempo...........
Sou professora no período da tarde, mas com a falta de professores, muitas vezes trabalho de manhã também. Sem contar que sou dona de casa, mãe, esposa, artesã, estudante, uuuuuufa, mas mulher do século XXI é assim mesmo. Nossa, agora preciso ir que já estou atrasada............Fui.......................

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A CRIANÇA NA ERA DIGITAL

A era digital na vida das crianças
       Os avanços da tecnologia atingem em grande escala as crianças que, em sua maioria, se surpreendem positivamente com cada lançamento digital. Celulares e internet tornam-se indispensáveis no dia a dia, tendo em vista que a agilidade nas informações, comunicação imediata e o relacionamento virtual com os amigos são, hoje, imprescindíveis para a integração social.
Contudo, será que existe uma idade ideal para as crianças terem acesso a internet e celulares? Especialistas afirmam que não é possível determinar o momento exato para isso. Muito por causa das ferramentas estarem inseridas no cotidiano como em escolas e na própria casa.
A psicóloga e pesquisadora do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Anna Lucia Spear King, diz não existir uma idade correta para a utilização das tecnologias e aponta o acompanhamento como solução.
“Não existe uma idade certa, os pais devem ter bom senso para dosar a quantidade do tempo de uso para crianças e adolescentes, observando os sites ou contatos que estes jovens estão fazendo e com quem eles estão se relacionando”, afirma.
Ela acredita que estas tecnologias ganham força com as crianças, muitas vezes pelo fato de serem mais práticas e prenderem suas atenções rapidamente. Desse modo, os pais não medem esforços e acabam incentivando o uso exagerado. “Às vezes, por comodidade e falta de paciência, os responsáveis acham mais fácil deixar que as crianças fiquem entretidas o dia inteiro para não incomodarem o descanso deles”, alerta.
Novas propostas de entretenimento
Anna Lucia Spear King acredita que a interação com outras atividades favorece o desenvolvimento dos pequeninos. “É importante que sejam propostas outras atividades como esportes, lazer, passeios, entre outras. Para que elas não fiquem apenas ociosas em casa, achando que a única opção é ficar no computador ou no celular”, destaca.
A psicóloga e pesquisadora ressalta que o bem-estar da criança aumentará se houver o equilíbrio entre as brincadeiras convencionais e a alta tecnologia. “Acho ótimas todas estas brincadeiras e também a internet e o celular. O importante é que tudo seja dosado e equilibrado para que a qualidade de vida seja preservada”, conclui.


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

SELO E TAREFA



Eu já fiz a minha tarefa.

Eu nunca pensei que teria um blog.

Eu sei que sou um pouco atrasada, e não acompanho muito bem essa era digital.

Eu quero poder me interessar um pouco mais sobre esse novo mundo.

Eu sonho hum...toda vez que durmo...rsrsrs
brincadeira é que é difícil escolher um sonho para postar aqui, não sonho nada de extraordinário, tenho sonhos "possíveis", que se realizam no dia a dia.